Presidentes

1° Presidente - Nilvon Batista de Sousa Brito (2020-atual)

Revolucionário e combativo, nasceu em Santo Antônio de Lisboa Nilvon Batista de Sousa Brito em 30 de novembro de 1968,  o ano que não acabou, permeado por revoluções e convulsões brotadas do inconformismo da juventude, manifestadas nas rebeliões de Paris e no surgimento do movimento hippie . Talvez por isso, Nilvon tenha nascido sob o signo da inquietude. E os anos que se seguiram só ratificaram essa hipótese, pois ainda na meninice participava de bandas de rock formadas pelos colegas de seu tempo.

Nos anos 80, foi membro destacado do lendário grupo de jovens JAC, promotor de uma nova forma de pensar a religião, tendo atuado como coordenador da Pastoral da Juventude da Diocese de Picos (86), além de ter sido membro fundador do Partido dos Trabalhadores de seu município em 1989. Neste mesmo ano concluiu o curso técnico de agronomia, na Escola Técnica Estadual Petrônio Portela.

Artista e documentarista, produziu em 1998 o vídeo-documentário “Areias Brancas do Riachão”, primeiro e ainda único do gênero que faz um apanhado histórico,  geográfico e sócio-cultural do município de Santo Antônio de Lisboa.

A partir de 2004, passou a co-produzir, o “Detona Rock”, festival que reúne bandas da microrregião que desencadeou o surgimento de eventos semelhantes em cidades vizinhas 

Desde 2005 preside mais uma iniciativa pioneira: o blog SAL, que veicula notícias e informações sobre a cidade, além de divulgar as a manifestações artísticas de filhos da terra.

2007 Participa da antologia Rodeador Literário Organizada por Jailson Klein com o conto Horizontes Distantes ou Estrada da Vida 

 2009 Publica o livro Historias do Rodeador, o livro  tem como base o roteiro do documentário “Areias Brancas do Riachão”  e  a memoria coletiva dos que viveram no Rodeador,  resgatada por meio de depoimentos .

2011 defende a monografia Contracultural, Transgressão e Oralidade no interior do Piauí,  como trabalho de conclusão do curdo de Historia

- Participa do livro Historia entre Fontes, Metodologia e Pesquisa,  Organizado pelos professores da UFPI Frederico Osanan e o Johny Santana , com o artigo Manifestaçoes contraculturais na cidade de Picos

- Escreve uma coluna sobre cultura na revista Picos em Foco

2014  é aprovado no concurso para Professor de Historia no Estado do Piauí

Poeta bissexto, literato desde o berço, publicou, às suas expensas, seu primeiro opúsculo “Gritos Suburbanos” antes dos 20 anos, em que expôs cruamente os anseios, crises e contradições de sua geração oitentista.

Mutante, enfim, Nilvon, anos-luz à frente do seu tempo, cria, absorve e catalisa em suas transformações constantes tudo o que possa inovar e modernizar diversos aspectos de uma sociedade ainda um tanto letárgica, em nome de seu ídolo maior: o futuro.

Elves França